Com a vaga na final da Copa Rio, o Olaria garantirá presença em uma competição nacional em 2024, colocando fim a um jejum de 21 anos. O feito é também o melhor desempenho do clube em uma Copa Rio, já que nunca tinha alcançado uma final antes.
A última participação do clube foi no Campeonato Brasileiro da Série C de 2003. Naquele ano, eram 93 times divididos em 19 grupos. O Azulão caiu No Grupo 21, só contra times do Rio: America, Bangu e Cabofriense. A equipe estreou em 17 de setembro, com um triunfo por 2 a 0 sobre o America, na Rua Bariri. Na sequência, perdeu para a Cabofriense (3×2) e empatou com o Bangu (1×1). Nos confrontos seguintes, venceu o Bangu pelo placar mínimo, e empatando com a Cabofriense (1×1), ambos em Olaria. Na última rodada (05/10), o time venceu o America (1 x 0), em Mesquita, classificando-se para a segunda fase.
Nela, já em formato de mata-mata, o Azulão desclassificou o Friburguense, com duas vitórias por 1 a 0. Em seguida, reencontrou a Cabofriense. Após perder na Bariri, por 3 a 1, chegou a ganhar o jogo da volta no Correão, por 2 a 1, mas foi eliminado pela soma dos resultados, terminando o campeonato na 16ª colocação.
Assim, a última vez que o Olaria enfrentou um clube de fora do Rio em uma competição nacional foi na terceira fase da Série C de 2002, contra o Villa Nova (MG). Foram dois empates por 0 a 0 e derrota por 6 a 5 nos pênaltis, após a partida de volta.