Ao eliminar o America, nesta quarta-feira (4), o Olaria não só conquistou vaga em uma competição nacional para a próxima temporada (Brasileirão da Série D ou Copa do Brasil), mas chegou à quinta decisão de título em pouco mais de dois anos. O time também esteve em decisões de títulos em 2021 e 2022.
Em 2021, beneficiado pelo regulamento, o Azulão da Leopoldina fez a final da Terceirona do Carioca com o Pérolas Negras. Após fazer 1 a 0, na Rua Bariri, empatou por 2 a 2, na volta, em Resende, conquistando o título e o acesso ao nível superior. Foi a primeira conquista do clube em uma terceira divisão de Estadual.
Já em 2022, o Olaria disputou a final da Taça Corcovado (segundo turno) da Segundona, contra o Americano. O time empatou por 1 a 1 no tempo normal e venceu por 6 a 5 nos pênaltis, no Elcyr Rezende de Mendonça, em Saquarema. Na final daquele estadual, valendo a única vaga na elite, fez 2 a 1 sobre o Volta Redonda, na Bariri, mas acabou derrotado na volta por 3 a 0 e ficou com o vice.
Por fim, na atual temporada, mais uma vez o time foi finalista da Série A2. E, novamente, não conseguiu o acesso à primeira divisão. Na ida, empatou sem gols com o Sampaio Corrêa, perdendo na volta por 3 a 1. Agora, na Copa Rio, o Alvianil terá pela frente Portuguesa ou Resende na decisão da Copa Rio, em busca de um título inédito em sua história. E também para quebrar um incômodo tabu de duas finais sem títulos.