A classificação do Olaria para a final da Copa Rio garantiu o clube também em competições nacionais para 2024. Um feito esperado pelo clube e planejado atentamente pela diretoria. Mas, ainda que a classificação não tenha sido propriamente uma grande surpresa, ela foi muito comemorada pelos jogadores, como um sinal da arrancada do clube, que chega novamente a uma decisão de campeonato. Agora, buscando um título inédito.
E esta classificação teve as mãos e os pés do meia Léo Pimenta. Às vésperas de completar 41 anos, o meio-campista esbanja boa forma física e qualidade. Foi dele o gol olariense no empate com o America, em 1 a 1, que sacramentou a classificação. Mas ele também já tinha sido decisivo no primeiro jogo, ao dar o passe para o gol de Jordan, que definiu a vitória em Mesquita.
— Atingimos um dos objetivos que tínhamos para 2023. Voltar a competições de âmbito nacional é muito importante, nos qualifica e mostra a qualidade desse grupo, que é enorme. A manutenção dos atletas, a mudança na comissão, isso tudo vem de decisão da diretoria, que está de parabéns. O clube está em festa, a presidência, os sócios, todo o bairro de Olaria. Todo mundo comemorando, feliz, contente. Porque, de fato, o Olaria é um representante nato do futebol carioca — afirma o meia.
O jogador também destaca que a perda do acesso para a Série A, há três meses, foi sentida pelo grupo, mas serviu para que todos pudessem dar a volta por cima na Copa Rio. Mesmo porque o grupo foi quase todo mantido, com a mudança acontecendo na comissão técnica: saiu Palinha, entrou Wendel Costa. Para Léo Pimenta, tropeços que só fizeram o Olaria mais forte:
— Só o acesso da segunda para a primeira divisão que é esse sacrifício, né? Por dois anos, batemos na trave, mas isso aí já é passado, serviu de aprendizado e amadurecimento. E fortaleceu a todos nós. No fim, valeu a pena para todo mundo testemunhar a grandeza da Olaria, a importância dele no cenário carioca. E voltamos. O primeiro objetivo foi alcançado. Agora, vamos com muito mais tranquilidade, confiança, alegria e leveza para essa final.
Na decisão da Copa Rio, o Olaria entra em campo no dia 11, para o jogo de ida contra a Portuguesa. O mando de campo será sorteado nesta sexta-feira (6).