A frustração por mais uma perda de vaga na Série C do Brasileirão deu lugar a uma nova esperança para a Portuguesa. Nesta quinta-feira (5), a Lusa empatou em 1 a 1 com o Serrano e conseguiu se garantir na final da Copa Rio, carimbando um passaporte para disputar competições nacionais na próxima temporada.
Caso não conseguisse a vaga, a Lusa perderia sua última oportunidade de estar no cenário nacional em 2024, ao menos por ora. Como Audax e Nova Iguaçu foram os representantes classificados para a Série D, os insulanos não tinham lugar garantido. Com esta classificação, a equipe será nacional pelo terceiro ano seguido.
— A gente sabia que seria difícil, até pelo Serrano ser uma equipe que vem crescendo no Rio de Janeiro. Mas viemos a Petrópolis com muita humildade e respeito, mas acima de tudo, maturidade. Mostramos muito isso ao longo da temporada. O grupo está de parabéns, classificamos e alcançamos nosso objetivo. Colocamos a Portuguesa no mesmo local onde pegamos — disse o lateral-esquerdo Yuri, à Cariocão TV.
Na decisão, a Portuguesa irá fechar sua temporada de 2023 diante do Olaria. A primeira partida da final é no dia 11, na Rua Bariri, com o a volta na Ilha, três dias depois.