Uma vitória histórica da Portuguesa. Neste sábado (14), jogando em casa, no Estádio Luso-Brasileiro, a Lusa derrotou o Olaria por 3 a 0 e faturou o título da Copa Rio em 2023. Na primeira partida, ambos times haviam empatado em 2 a 2. O grande destaque da tarde foi Romarinho, autor de dois gols, com Macario fazendo o outro. Esta foi a terceira conquista lusitana na história da Copa Rio, somando-se às conquistas obtidas em 2000 e 2016.
Ao contrário do primeiro jogo, o Olaria começou melhor, levando mais perigo em finalizações, como uma de Caio Hones, que Dida defendeu. Mas a Portuguesa, aos poucos, foi tomando o controle da partida. Logo aos sete minutos, o time da Rua Bariri perdeu o goleiro Marcão, lesionado. Depois disso, a Lusa foi para cima e buscou o gol em jogadas na entrada da área. Numa delas, Romarinho ia entrando livre mas foi travado por Michael na última hora.
Depois da parada técnica, os rubro-verdes conseguiram sair na frente. Em cobrança de escanteio do lado esquerdo, Macario cabeceou sem defesa para Pedro e abriu o placar. O Olaria até buscou organizar jogadas pelo meio para tentar o empate, mas não lucrou êxito na tentativa.
Melhor fisicamente, a Portuguesa buscou os contra-ataques para tentar definir a parada no começo do segundo tempo. Num deles, Romarinho entrou livre e tocou na saída de Pedro para fazer 2 a 0. Nessa altura, a vitória já parecia assegurada, mas ela ainda ganharia um ponto final. Em bela jogada de contragolpe pela esquerda, Yuri recebeu de Lucas Santos e cruzou na cabeça de Romarinho: ele, mais uma vez, marcou e foi para a galera.
Com o título, a Portuguesa coroa uma temporada em que esteve bem no Campeonato Brasileiro da Série D, mas não conseguiu acesso. Por outro lado, garantiu a volta ao torneio nacional e fechou 2023 com uma taça garantida em seu salão nobre.
5 thoughts on “Romarinho dá show sobre o Olaria: Portuguesa campeã da Copa Rio”