Com a definição dos quatro semifinalistas do Campeonato Carioca da Série A2 Sub-20 já é sabido que mais uma vez o campeão não estará junto das principais agremiações no ano que vem.
Isto porque a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) faz com que os clubes da elite nos profissionais sejam os mesmos que participem da Série A Sub-20. Como o campeão da A2 Profissional de 2023 foi o Sampaio Corrêa, é a associação de Saquarema que participará do Estadual de Juniores da Primeira Divisão em 2024.
Na atual A2 Sub-20, o Sampaio terminou a primeira fase (Taça Santos Dumont) em nono lugar entre 11 participantes, com apenas oito pontos somados em dez jogos, frutos de uma vitória, cinco empates e quatro derrotas, com nove gols marcados e 14 sofridos. As semifinais terão Artsul x Cabofriense e America x Americano.
Infelizmente isto tem sido uma praxe. Faz tempo que o campeão da segundona de juniores não consegue estar na elite no ano seguinte. Em 2022 o campeão foi o Olaria; em 2021 deu America; em 2020 a competição não aconteceu em função da pandemia do novo coronavírus.
Em 2019, ainda com o nome de B1, o Audax foi o campeão, assim como em 2018. Em 2017 o título ficou com o Olaria. Só em 2016, ainda com a nomenclatura Série B, o Nova Iguaçu, vencedor naquele ano, esteve na elite sub-20 no ano seguinte.
Obviamente que o mesmo se dá em relação ao rebaixamento. Apenas Goytacaz, último colocado em 2019, e Macaé, lanterna em 2021, ficam fora da disputa no ano posterior, porém em função da campanha de seus times profissionais.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube