Nesta quinta-feira (16), a CBF oficializou a entrega do Certificado de Clube Formador (CCF) ao Resende Futebol Clube. A equipe do Sul Fluminense, dessa forma, ganha o reconhecimento como referência na formação de jogadores jovens em suas categorias de base. É o sétimo clube do estado a ganhar o certificado, além dos quatro grandes, o Nova Iguaçu e o Volta Redonda.
De acordo com a Lei Pelé (N°9615/98), o clube formador é aquele considerado capaz de cumprir com os requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil. Uma vistoria realizada no CT da Pelé Academia atestou que o clube poderia receber o certificado. Além deste centro de treinamento, o Resende ainda conta com outros dois campos: um no centro de Resende e outro em Barra Mansa, o antigo campo do Barbará.
— É um dia muito especial e um passo importantíssimo para o projeto de formação da Pelé Academia. É nossa metodologia e estrutura física ganhando a chancela e entrando para um pequeno grupo de clubes formadores no Brasil. Queremos dividir essa conquista com os profissionais que lutam no dia-a-dia do clube e com a família do Rei Pelé. Certamente, onde ele estiver, também estará comemorando — diz Eduardo Gomes, diretor-executivo do Resende.
De fato, nos últimos anos, o Resende se notabilizou por revelar uma série de jovens jogadores. Entre os mais destacados, estão Jeffinho, que passou pelo Botafogo e, posteriormente, foi para o Lyon, da França. Mas outros nomes como Igor Bolt, campeão da Série D do Brasileirão pelo Amazonas, Gabriel Pires, volante do Botafogo, e Marcelo Benevenuto, zagueiro do Fortaleza, também estão entre as crias do Alvinegro do Vale do Paraíba.