Não há dúvida de que Luciano Quadros é um dos técnicos com melhores números nas divisões inferiores do Rio, há alguns anos. Mas um estigma incomoda o gaúcho de 49 anos: o de só ter conseguido um acesso via Campeonato Estadual, nas cinco vezes em que esteve perto. Neste sábado (18), ele tentará repetir o bem sucedido feito de 2020 (quando subiu com o Sampaio Corrêa) comandando o Goytacaz, que visita o Duque de Caxias precisando vencer para conquistar o acesso para a Segundona.
Na segunda divisão, treinador chegou à decisão do acesso em 2017, com o Audax, e em 2018, com o Sampaio Corrêa. Entretanto, acabou ficando pelo caminho em ambas, eliminado sempre pelo America. Embora campeão em 2019, na Copa Rio, ele também não conseguiu subir com o Bonsucesso, outra vez caindo diante dos rubros. Assim, parecia que Luciano Quadros não dava muita sorte em Campeonatos Cariocas.
Mas o curso da história mudou no ano seguinte, quando subiu de maneira agônica com o Sampaio. Se ficou com o vice-campeonato da Segundona, ao menos pôde colocar o time de Saquarema na elite do futebol estadual pela primeira vez. Já em 2021, esteve novamente perto do acesso, mas seu Gonçalense acabou derrotado na final, pelo Audax: mais uma batida na trave.
Seja como for, Luciano Quadros tem números impressionantes em Cariocas. Somando todas as três divisões em que trabalhou, da primeira à terceira, são 140 jogos, com 67 vitórias, 32 empates e 41 derrotas. Portanto, contagens que mostram seu valor e que servem como ânimo para a torcida alvianil, que acompanhará de longe a decisão deste sábado, em Xerém.
Goyta tem importante desfalque
Mas o Goytacaz de Luciano precisará superar mais problemas do que o placar adverso da eliminatória. Expulso no jogo de ida, o atacante Felipe Augusto está fora da partida e é o desfalque mais importante, além do goleiro reserva Gláucio, que também viu o cartão vermelho. Para se classificar, o Goyta precisará vencer por dois ou mais gols de diferença, por ter perdido o primeiro confronto por 1 a 0. A bola rola às 18h, no Marrentão.