A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou a tabela do Campeonato Carioca de 2024, cujo início está marcado para o dia 17 de janeiro. O regulamento será o mesmo deste ano, isto é, com 12 clubes jogando em turno único, com os quatro melhores avançando às semifinais e o último colocado caindo para a Série A2 do mesmo ano.
Com relação às tradicionais taças: a Taça Guanabara ficará com a equipe que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Já a Taça Rio, servindo como classificação para a Copa do Brasil de 2025, contará com os quatro times que terminarem entre o quinto e o oitavo lugar no turno único.
No entanto, mais uma vez a FERJ deixou a desejar na elaboração da tabela. Assim, veja abaixo uma análise detalhada feita, com exclusividade, pelo ACESSO CARIOCA:
Com a inversão de mando em três partidas, com relação à tabela divulgada antes de ser publicada no site da FERJ, os seis melhores de 2023 (Fluminense, Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Botafogo e Audax) serão mandantes em seis partidas, o que de fato deveria acontecer. Por outro lado, todos os oito clubes de menor investimento deveriam ser anfitriões diante de dois grandes e visitantes contra outros dois, mas Madureira e Portuguesa jogarão fora contra três deles.
Diferentemente dos últimos anos, nenhum dos oito começará enfrentando dois grandes nas duas primeiras rodadas. Atual campeão, o Fluminense é o único grande a estrear fora de casa (e no campo do adversário). Além disso, Volta Redonda, Botafogo e Nova Iguaçu começam com dois jogos como mandantes, enquanto Audax, Boavista e Bangu iniciam com duas partidas como visitantes.
O Boavista fará apenas um jogo em casa nas primeiras cinco rodadas. Já o Botafogo, somente uma partida como visitante. Botafogo e Madureira atuarão como mandantes em três rodadas seguidas (da quarta à sexta), enquanto o Flamengo será apenas visitante. Mas pode ser que não atue no campo de nenhum adversário: a única chance é contra a Portuguesa. A partida contra o Sampaio Corrêa será em Belém (PA) e o clássico diante do Vasco acontecerá no Maracanã.
A Portuguesa jogará seguidamente fora de casa da quinta à sétima rodada. Já Audax e Flamengo atuarão como mandantes nas últimas três rodadas (9ª à 11ª), enquanto o Nova Iguaçu será visitante em todas. Por outro lado, Vasco e Boavista se despedem da Taça Guanabara com duas partidas em casa, enquanto Botafogo, Madureira e Sampaio Corrêa farão dois jogos fora.
O Flamengo fará apenas um jogo como visitante nas últimas cinco rodadas. Já o Botafogo, somente uma partida como anfitrião, um clássico. Com a decisão da FERJ de ter um clássico por rodada nas últimas seis, dois estão marcados para um meio de semana: Flamengo x Botafogo e Fluminense x Vasco (quarta-feira de cinzas). Único clássico com mando do Botafogo, o duelo contra o Vasco deve ser no Engenhão.
Flamengo, Vasco e Fluminense (este, nas últimas duas rodadas) disputarão dois clássicos consecutivamente. A última rodada prevê todos os grandes atuando na capital, o que a PM não autoriza nunca. Pior: dois jogos estão marcados para o Maracanã. Se a FERJ confirmar o Audax como mandante em Saquarema e autorizar jogos no Elcyr Resende, Fluminense, Bangu e Sampaio Corrêa atuariam duas vezes no estádio. Além disso, o Sampaio Corrêa jogaria em Saquarema nas últimas quatro rodadas. Por fim, serão cinco rodadas em meio de semana, das 11 previstas.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube
1 thought on “Veja uma análise detalhada sobre a tabela do Carioca 2024”