Nesta quarta-feira (30), o primeiro do sete títulos cariocas do America completa 110 anos. A primeira conquista rubra aconteceu em 30 de novembro de 1913, quando a equipe derrotou o São Cristóvão por 1 a 0. Posteriormente, a equipe repetiria as conquistas em 1916, 1922, 1928, 1932, 1935 e 1960.
Com dez clubes, o Carioca de 1913 foi o oitavo da História. A competição foi a primeira organizada pela Liga Municipal de Sports Athleticos (LMSA), após a sua fusão com a Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ). Além disso, foi a primeira em que todos os clubes deveriam possuir dois uniformes: um todo branco e outro com suas cores tradicionais. Quem somasse mais pontos após os dois turnos seria campeão, mas só os sete melhores disputariam o returno.
O Mecão estreou goleando o Americano por 9 a 1, no Campo da Rua Campos Sales. Depois, goleadas por 5 a 0 sobre o Mangueira e 7 a 1 no São Cristóvão. Posteriormente, o time conquistou vitórias por 3 a 1 contra o Fluminense e 1 a 0 no Rio Cricket. A sua invencibilidade termina com a derrota para o Botafogo, por 2 a 0.
Reabilitação termina com o título
Mas a recuperação veio com quatro triunfos consecutivos: 3 a 0 sobre Bangu e Paissandu, 1 a 0 sobre o Flamengo e 5 a 4 em cima do Fluminense, na abertura do returno. Entretanto, veio novo revés diante do Botafogo, pelo placar mínimo. A seguir, os America conquistou uma vitória por WO sobre o Paissandu, derrotou o Rio Cricket por 2 a 1, mas perdeu para o Flamengo por 1 a 0.
Na jornada derradeira, dependendo apenas de si, o America até perde por 1 a 0 para o São Cristóvão, no campo do Botafogo, mas descobre-se depois que os cadetes jogaram com um jogador não inscrito. Assim, a partida é cancelada e remarcada para o dia 30 de novembro, nas Laranjeiras, com as arquibancadas lotadas.
Ao fazer 1 a 0, gol de Gabriel Carvalho, a equipe rubra foi a 24 pontos ganhos (12 vitórias e três derrotas). Assim, ficou com dois a mais que Flamengo e Botafogo e faturou o título. Além do herói da conquista, outros destaques americanos eram o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, Belfort Duarte o e o chileno Fernando Ojeda, artilheiro do time, com nove gols.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube
Grandes épocas. Tomara que voltem..