Há dez anos, a Cabofriense conquistava o seu último título estadual: o da segunda divisão do Campeonato Carioca, garantindo o que foi também seu último acesso à elite do Rio de Janeiro. Mas o memorável ano de 2013 não foi só de glórias no Tricolor Praiano. Um ídolo, hoje técnico da Seleção Brasileira de base, foi embora sem sequer dar adeus, e dois de seus treinadores acabaram demitidos em meio à temporada.
Em campo, a aposta por veteranos se mostrou acertada. O lateral-esquerdo Leandro e o meia Abedi tiveram papel fundamental na conquista do acesso, apesar de Ramon, o mais badalado do trio, ter saído pela porta dos fundos. Ele envolveu-se numa briga interna, já que queria virar treinador com o campeonato em andamento, mas não teve o desejo realizado pela diretoria)
Na Taça Santos Dumont, o primeiro turno, a Cabofriense avançou às semifinais e surpreendeu o America, dono da melhor campanha, vencendo por 2 a 0 em Mesquita. Mas a equipe perdeu para o Bonsucesso na final e o técnico Antônio Carlos Roy acabou demitido. Toninho Andrade chegou e a equipe novamente chegou ao mata-mata no returno, batendo o São João da Barra na semifinal e o Angra dos Reis na decisão, sempre em casa.
Dessa forma, o time carimbou sua vaga no Triangular Final, que apontaria os dois clubes que subiriam à Série A. Cabofriense e Bonsucesso entraram com um ponto extra, o que foi decisivo, já que eles e o America, o outro integrante da chave, terminaram com a mesma campanha: uma vitória, dois empates, uma derrota e saldo zero. O título só veio pelo menor número de cartões amarelos. Ainda assim, Toninho Andrade foi demitido, após a polêmica devido a uma postagem em redes sociais.
Veja como foi o Triangular Final
Bonsucesso 2×2 Cabofriense
Cabofriense 1×1 America
America 1×2 Bonsucesso
America 1×0 Cabofriense
Cabofriense 1×0 Bonsucesso
Bonsucesso 0x0 America
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube