Neste domingo (17), a Portuguesa chega aos seus 99 anos em meio a um momento de enorme expectativa. Embora a data seja digna de comemoração, o clube da Ilha espera mesmo é 2024, o ano de seu centenário, que promete ser cheio de momentos importantes. Contratações de peso para o Carioca, possibilidade de glória nacional, ampliação do Estádio Luso-Brasileiro… Momentos que o clube aguarda com ansiedade.
Afinal, é neste momento que o clube pode até mudar de patamar, do ponto de vista histórico. Acostumado às divisões inferiores do Estadual até meados da década passada, a Portuguesa passou à elite e passou a figurar em competições nacionais nos últimos anos. Um ponto de virada, que o clube espera consolidar de vez no próximo ano, para crescer de vez.
— A gente fica feliz pois a Ilha tem 300 mil moradores e o bairro inteiro abraçou a Portuguesa. É um trabalho de muitos anos. Quando assumimos o clube, em 2011, tínhamos umas 100 ou 150 pessoas assistindo aos jogos. Então, viemos com um trabalho de resiliência, ano após ano, tentando mostrar uma coisa diferente. Queríamos que a Lusa fosse o segundo clube e cada insulano, cada carioca, até que tudo foi mudando — diz o presidente Marcelo Barros, apontando ainda o carinho do público do bairro como decisivo no crescimento da Portuguesa:
— O povo da Ilha passou a torcer pelo clube e, a cada dia, tem cada vez mais gente dentro do nosso estádio. Nossa média de público é de duas mil pessoas e, com essa reforma do estádio, acredito que, até o fim do ano, a gente possa colocar muito mais.
Chegada de Hernane é ‘cereja do bolo’
Anunciado como a grande contratação para o ano do centenário, o atacante Hernane vestirá a camisa 100 no Campeonato Carioca. Para Marcelo Barros, a chegada do centroavante não dá apenas uma vantagem técnica ao time, em campo, mas dá à Portuguesa uma relevância no mercado e na própria consciência do torcedor comum:
— O Hernane é a cereja do nosso bolo de 100 anos, que tem várias fatias e será bem degustado. Acho que a vinda dele é significativa, a comoção é muito grande na Ilha do Governador. E isso favorece e fortalece o Campeonato Carioca, ele é mais um produto para o futebol do Rio de Janeiro. Temos outros jogadores que agregam cm esse trabalho do centenário. Estou esperançoso de que repita o sucesso que fez antes e estamos motivados para esta temporada.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube