O técnico Rafael Soriano confirmou nesta sexta-feira (12) que não fica no Americano para 2024. O comandante, que poderia ter sua manutenção no clube em algum cargo da comissão técnica, acabou dispensado definitivamente após a chegada da nova diretoria. Até este momento, o clube ainda não tinha divulgado institucionalmente o que seria feito do treinador, de 38 anos.
Em entrevista à Rádio Campos Difusora, Soriano confirmou a saída do Americano, mas garante não ter qualquer tipo de ressentimento com o novo presidente, Tolentino Reis, nem com o vice de futebol, Francis Leonardo. De acordo com o próprio treinador, a troca é natural e considerada normal, a partir do momento em que novos profissionais chegam ao clube. Na semana passada, o Glorioso oficializou a contratação do técnico luso-brasileiro Anderson Florentino.
— A gente teve uma reunião, no fim do mandato do Vagner, apresentando o trabalho e os resultados do futebol em 2023. Mas foi o único. Apareceram pessoas de uma visão boa e com disposição para fazer um trabalho legal. Quem chegou tem profissionais em quem confia, isso é normal no futebol. O Francis já vinha fazendo os contatos dele, antes mesmo da gente ter essa primeira conversa. É uma troca natural — disse o técnico, que garante estar livre no mercado:
— Na verdade, eu sou um profissional. Até o treinador que chega tem suas pessoas de confiança. Acho que não houve erro nesse sentido, é uma nova gestão, um novo trabalho. Cheguei a ser sondado por um clube do Nordeste, antes mesmo do nome do Tolentino surgir. Acho que dos Estaduais para frente vai surgir alguma coisa.
Soriano deseja sorte a novo técnico
Mas Soriano também deu o caminho das pedras para o novo grupo gestor do clube . De acordo com o técnico, a atenção às categorias de base, uma constante em seu trabalho nos últimos dois anos pelo Alvinegro, precisam ser mantidas.
— Acho que o clube precisa voltar a olhar para a base, o Vagner já vinha fazendo isso nos últimos dois anos. Aproveitamos sete jogadores dos juniores no ano passado e tenho certeza de que o Florentino vai ver muito potencial nos garotos. É claro que precisa ter paciência, mas boa parte dos garotos têm condições de estar no time principal — disse Soriano, que espera que Anderson Florentino faça uma boa prestação e devolva o clube à primeira divisão do Carioca:
— Confesso que não o conheço pessoalmente ainda. Mas desejo que tenha muito sucesso, até como torcedor do clube. E que ele possa levar o Americano de volta à Série A. Acredito que todo mundo precisa apoiá-lo, dar a mão e acreditar. A partir do momento que está definido, precisa ter a confiança de todos. Se a diretoria o escolheu, é porque o conhece e acredita no trabalho dele.
Pelo Americano, em sua última passagem, Rafael Soriano comandou a equipe em 21 partidas de campeonato, com nove vitórias, sete empates e cinco derrotas, somando um aproveitamento de 51%.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube
A quantas anda o novo estádio do Americano?
O Soriano é realmente um profissional de muita humildade e sabedoria. Não poderíamos esperar outra postura dele, que não fosse essa. Ele não está no clube, mas todos sabem que ele tem um grande carinho e torce pelo Americano, onde iniciou seu amor pelo futebol desde muito pequeno.
Sua postura e ética são impecáveis. Como torcedora do Americano que sou desde criança quando acompanhava o amor e dedicação do meu pai ao clube desejo que o Americano continue brilhando.
Obrigada e parabéns, Soriano pelo seu trabalho e dedicação plena em suas passagens pelo clube. Sucesso é o seu nome e conquista, o seu futuro.