
Morreu neste domingo (18), aos 87 anos, o empresário Abílio Diniz, um dos fundadores do atual Audax. O magnata paulistano foi um dos responsáveis por dar o pontapé inicial ao projeto do então Sendas, ainda em 2004. Posteriormente, o clube mudou de nome, mas seguiu pertencendo ao Grupo Pão de Açúcar, presidido por Diniz.
Há 20 anos, Abílio Diniz, ao lado dos também empresários Arthur Sendas e José Carlos Brunoro, atualmente no Zinzane, começaram o projeto do Sendas no Rio de Janeiro e do Pão de Açúcar em São Paulo. As duas equipes surgiram como projetos sociais, mas com o intuito de revelar jovens atletas para o futebol profissional. Aos poucos, os clubes obtiveram sucessos nas duas praças, com o o time carioca sendo mais bem sucedido e subindo à primeira divisão do estado em 2012.
Mas, à essa altura, por razões comerciais, o clube já tinha mudado de nome de Sendas para Audax. Mesmo assim, Diniz continua à frente do Clube como acionista majoritário. Antes disso, a equipe meritiense faturou um título da Terceirona Carioca e outro da Copa Rio, se classificando para a Série D do Brasileiro de 2021. Mas, nos últimos anos, Abílio se afastou do projeto que, no Rio, mudou de mãos principalmente no fim da década passada. Sediado em São João de Meriti, o clube passou por Miguel Pereira, Paty do Alferes, Angra dos Reis e Maricá.
Abílio Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com pneumonia. Ele deixa cinco filhos, netos e bisnetos.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube