Para quem assistia à Segundona do Carioca no começo dos anos 2010, poderia soar impossível que, um dia, Audax e Portuguesa se enfrentariam em uma competição nacional. Pois esta oportunidade chega agora, em 2024, com as duas equipes frente a frente na primeira fase da Copa do Brasil, em jogo que ocorre nesta quarta-feira (21). Mas a História revela que, mais do que meros encontros, as duas equipes têm a chance de reeditar uma antiga rivalidade.
Inaugurado como Sendas, o Audax frequentou as divisões inferiores do Rio até 2012, quando subiu, já com o novo nome. Antes disso, porém, fez duelos acalorados com a tradicional Lusa, cuja torcida nutriu antipatia imediata com o jovem clube. O primeiro encontro foi em 2008, pela Segundona, um empate em 2 a 2, no Louzadão, em Mesquita. Naquele ano, a Portuguesa chegou mais longe que o rival, mas esta lógica se inverteria no futuro.
Nas quatro temporadas seguintes, foi o Sendas que sempre ficou à frente da Lusa. Aliás, os insulanos ficaram sete jogos sem derrotar o rival na Segundona, o que só voltou a ocorrer em 2012. Naquela temporada, o Audax subiu para a primeira divisão e a Portuguesa não conseguiu o acesso. Por outro lado, são os laranjas que não batem o adversário há 15 anos: a última vez foi em 2009.
Ao todo, são 19 jogos oficiais, com seis vitórias da Lusa, três do Audax e dez empates. Resultado mais comum na história do confronto, uma igualdade nesta quarta-feira beneficiaria a Lusa. Mas o certo é que os 90 minutos de emoção no Elcyr Rezende irão colocar esta história frente a frente mais uma vez, agora num palco bem mais chamativo que os de outrora.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube