Após Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias, chegou a vez da cidade de Saquarema ter um clássico na elite do futebol carioca. Na noite deste domingo (25), tem briga direta por um lugar na Taça Rio. Boavista e Sampaio Corrêa vão se enfrentar a partir das 20h30, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça. O Verdão de Bacaxá ainda está invicto em casa: uma vitória e dois empates.
Fundado com o nome de Esporte Clube Barreira, em 1961, no distrito de Bacaxá, profissionalizado em 1991 e chegando à Série A do Estadual em 1995, a história mudou na década seguinte. Em 2004, a empresa Big Ball Empreendimentos Esportivos Ltda. assumiu a gestão do futebol profissional do clube para a segunda divisão do Rio. O clube mudou seu nome para Boavista Sport Club, que segue até hoje, e tirou o vermelho de suas cores, substituídas por verde e branco. Ao conquistar a Segundona em 2006, subiu para a Série A e jamais foi rebaixado.
Já o Sampaio Corrêa Futebol e Esporte é uma agremiação esportiva do distrito de mesmo nome e foi fundado em 2006. Suas cores são o azul, o branco e o amarelo. Somente em 2023, com o título da Série A2, o Galinho da Serra conseguiu o acesso à elite para enfrentar os grandes. Mas, tal feito poderia ter acontecido antes. Em 2020, perdeu a final da Segundona para o Nova Iguaçu, mas foi para a fase preliminar da Série A de 2021. Entretanto, terminou em terceiro lugar e acabou rebaixado novamente: eram seis participantes e apenas o primeiro colocado foi para a fase principal. Agora, em seu ano de estreia, não fez feio e já se garantiu antecipadamente na elite para 2025.
Clássico de Saquarema já aconteceu uma vez
Na história, Boavista e Sampaio já se enfrentaram uma vez, e não foi em Saquarema. Pela Copa Rio de 2016, o jogo terminou com um triunfo do Verdão de Bacaxá, como mandante no Nivaldo Pereira, por 1 a 0. Luan Santos, aos dez minutos do segundo tempo, fez o solitário gol da partida.
Cabe lembrar que o futebol do Rio de Janeiro também considera clássico o confronto entre clubes de cidades próximas, como é o caso, por exemplo, de Volta Redonda x Resende, no Sul-Fluminense além de Duque de Caxias x Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Além disso, na Série A2 de 2024, haverá o dérbi petropolitano entre Serrano e Petrópolis (ex-Gonçalense).
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube
Só duas correções.
Tres rios teve um classico na elite tbm: america de tres rios e etrerriense
E nao existe classico da cidade de saquarema pois nenhum destes e da cidade de saquarema: sefundo o ibge, cidade é apenas o distrito principal do municipio, bacaxa e sampaio correa sao 2 e 3 distrito, logo pode dizer que é o classico do municipio de saquarema mas não da cidade.
Nenhum comentário sobre o histórico clássico do interior do Estado do Rio de Janeiro, o GOYTACANO?