Depois de três anos renomeado como Torneio Otávio Pinto Guimarães/Copa Rio Sub-20, o tradicional OPG está de volta e acontecerá no segundo semestre deste ano.
Serão 24 os participantes, sendo oito associações pertencentes à Série A, oito pertencentes à Série A2, quatro pertencentes à Série B1 e quatro pertencentes à Série B2. Todas elas sempre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais sub-20 de 2023. A exceção é o Flamengo, que informou que não disputará a competição.
O OPG terá cinco fases, sempre em mata-mata, com jogos de ida e volta. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo a igualdade, a decisão dar-se-á pela cobrança de pênaltis.
Os oito clubes da elite entrarão na competição diretamente na segunda fase e serão mandantes do duelo de volta, contra um dos classificados da primeira fase. São eles: Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Bangu, Portuguesa, Madureira, Resende e Nova Iguaçu.
“Serão 24 os participantes, sendo oito associações pertencentes à Série A, oito pertencentes à Série A2, quatro pertencentes à Série B1 e quatro pertencentes à Série B2. Todas elas sempre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais sub-20 de 2023. A EXCEÇÃO É O FLAMENGO, QUE INFORMOU QUE NÃO DISPUTARÁ A COMPETIÇÃO.”
Ah, que notícia maravilhosa seria se ele informasse que não iria disputar a competição de profissionais…