Lanterna da Taça Santos Dumont, a primeira fase do Campeonato Carioca da Série A2, o Artsul tem uma parada difícil na luta contra o rebaixamento. Nesta quarta-feira (31), às 14h45, o Tricolor da Dutra precisa vencer o já classificado Duque de Caxias e que luta pelo título simbólico, no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin, e ainda torcer contra Petrópolis, Americano e Serrano. Dois destes precisam ficar atrás na classificação final.
Uma das esperanças de gols do Artsul é o jovem atacante Zé Felipe, que ainda não foi titular na temporada, porém foi o autor do único gol do Tricolor da Dutra na última rodada.
Após não ser relacionado para os três primeiros jogos, José Felipe Brito Lisboa, o Zé Felipe, nascido no dia 4 de abril de 2023, não saiu do banco contra o Resende, na quarta rodada. Contra o Maricá entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo. Diante do Audax foi a campo já aos 39 minutos da etapa final. Contra o Olaria, saiu do banco aos 20 minutos da segunda etapa. Na partida contra o Americano, ficou o tempo todo no banco de reservas. Contra o Petrópolis, entrou aos 23 minutos da etapa final. E diante da Cabofriense foi a campo aos 27 minutos do segundo tempo para balançar as redes aos 40, anotando o seu primeiro gol no campeonato.
Confira a entrevista exclusiva de Zé Felipe ao Acesso Carioca:
AC. Como está o clima para o jogo decisivo?
A gente vai lutar até o fim. É um momento complicado que estamos vivendo. O último jogo é dentro de casa e se vencer temos grande possibilidades. Enquanto houver, a gente não vai desistir.
AC. O Artsul tem apenas nove gols marcados em dez jogos na A2. Ao que se deve a baixa produção ofensiva da equipe?
A equipe está criando muito, mas pecando muito nas finalizações. No entanto, com certeza, com o trabalho que está sendo feito, vamos melhorar bastante
AC. O Artsul brigará até o final contra o rebaixamento e inclusive já trocou de técnico. O que deu
errado na campanha deste ano?
É triste falar de rebaixamento. Sabíamos do nosso objetivo que era o acesso, mas o campeonato é difícil, assim como o nosso momento, mas vamos sair dessa.
AC. Em 2023 você marcou dois gols durante a Série A2, o time foi terceiro colocado na Taça Santos Dumont e quarto no geral. Do que você lembra com mais carinho daquele ano?
O grupo me trata com carinho. Ano passado era minha primeira vez no Rio e os maiores experientes me abraçaram e isso fez com que eu melhorasse muito.
AC. Também no ano passado você foi campeão carioca sub-20 da A2 e artilheiro da equipe. Como foi a transição para o profissional?
A transição pra mim foi tranquila. O professor foi me alertando sobre o processo de espera e quando o momento chegou eu estava tranquilo.
AC. Antes havia sido artilheiro do Campeonato Pernambucano da categoria, ao marcar 11 dos 16 gols do Ipojuca na edição de 2022. Foi até aqui o seu melhor momento na carreira?
Sim, tenho que agradecer a Deus por este feito. Eu nem passei da fase de grupos e consegui esse feito mesmo com jogos a menos.
AC. Você é baiano de Terra Nova e teve a chance de jogar profissionalmente pela primeira vez no seu estado. Entrou pouco em campo, mas o time conseguiu vaga na Copa do Brasil de 2025. O que deu certo e errado na passagem pelo Barcelona de Ilhéus no Baianão de 2024?
Eu aprendi muito, mesmo jogando pouco. Eu ainda não tinha tido a a experiência de atuar em um clube da primeira divisão profissional do meu Estado. Foi uma experiência muito grande.
AC. Sua carreira teve início no Jacuipense (BA). Pouca gente sabe que o clube baiano é um grande revelador de jogadores e já teve parceria com Vitória (BA) e Athletico (PR). Você pode mencionar alguns atletas com quem jogou junto e hoje disputam a Série A ou B do Brasileirão? Alguém está no exterior?
São muitos nomes. Não dá para lembrar de todos, mas vou citar o Paulo Souto, que estava no Palmeiras e hoje está no Bahia. Ele é muito talentoso e eu gostei muito de jogar ao lado dele.
AC. O que Zé Felipe projeta para o futuro?
Ser campeão e poder ajudar a minha família. Sei o que ela passa e estou neste esporte que eu amo por causa deles, e eles merecem muito.
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Facebook | YouTube