Novamente, nesta década, o America teve uma temporada curtíssima. Eliminado muito cedo na Segundona e na Copa Rio, o clube encerrou 2024 tendo disputado apenas 15 partidas. Este é um dos menores números da história do clube, que não teve muito o que disputar neste ano em termos de títulos no nível profissional.
O número ainda é um pouco maior que o de 2022, quando o clube disputou apenas 13 jogos durante toda a temporada. Mas deixa claro que o time não esteve à altura das competições em que entrou neste ano. Na segunda divisão do Carioca, o America começou bem a temporada, com três vitórias em três jogos. Mas acabou tendo uma sequência muito negativa e ficou fora das semifinais, perdendo assim a chance do acesso à primeira divisão.
Na Copa Rio, a disputa parecia ser um pouco mais promissora, como no ano passado, quando chegou às semifinais. Mas, mesmo depois de eliminar o Friburguense na primeira fase eliminatória, o time acabou caindo para o Volta Redonda nas oitavas de final. Assim, teve sua eliminação sacramentada na última semana. Dessa forma, disse adeus à temporada sem conseguir lograr nenhum de seus objetivos.
Confira abaixo as temporadas com menos jogos do América em todos os tempos:
13 jogos: 2005, 2020 e 2022
15 jogos: 2024
19 jogos: 2023
21 jogos: 2004
22 jogos: 2006
23 jogos: 2016
25 jogos: 2008
Acompanhe o ACESSO CARIOCA nas redes sociais:
Instagram | Threads | YouTube
Isso aconteceu porque dentro de campo o novo presidente optou por focar mais em querer jogar junto com o filho do que fazer o time retornar pra primeira divisão. Espera-se que no ano que vem o foco seja retornar pra série A em 2026, realmente. E também tem o seguinte: o time precisa de um investidor bem forte pra trazer jogadores de peso, como foi com o André este ano. Se não der pra trazer SAF, por conta da auditoria, balanços financeiros, etc, então que seja uma parceria tipo Palmeiras e Crefisa, por exemplo, onde a patrocinadora banca maciçamente no time de futebol profissional, parceria esta também conhecida na gíria como “mecenas” – dizem até que essa expressão já caiu em desuso, não sei. Quanto ao presidente, se ele quer jogar futebol com o filho, por mim nada contra. Mas que ele não use novamente um campeonato oficial para tal, né? Por favor. Podia inventar um torneio, então. Um torneio amistoso com os grandes, mais o Bangu e mais outros dois a serem escolhidos. Podia ser inclusive a preliminar dos jogos da série A2 ano que vem. Será que não promoveria melhor os jogos? A torcida rubra ia aparecer nos estádios em bom número e com frequência. O marketing este ano até que foi promissor, pois chamou a torcida. Mas ele pode ser melhorado, certamente.