Com vitória de virada sobre o Botafogo (PB) e o triunfo do Remo (PA) diante do São Bernardo (SP), Volta Redonda está de volta à segundona nacional
Pela quinta e penúltima rodada da fase de quadrangulares da Série C do Campeonato Brasileiro de 2024, Volta Redonda e Remo ganharam em casa e conquistaram antecipadamente o acesso à segundona nacional.
Assim, o Voltaço está de volta à Série B do Brasileirão depois de 27 anos. O clube do Sul do Estado do Rio de Janeiro teve sua fundação em 1976. Em 1981 jogou a segunda divisão nacional pela primeira vez. A última presença na segunda divisão nacional fora em 1998. Agora em 2025 receberá de cara 12 milhões de reais pelos direitos de transmissão.
Após anos sem divisão, a luta para ficar entre os 40 melhores clubes do país começou em 2016, com o acesso e o título da Série D do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram sete temporadas na terceirona, com algumas oportunidades de acesso, porém fracassadas.
O retorno do Volta Redonda à Série B é uma grande conquista para o futebol do Rio de Janeiro, que desde 2015 não tinha uma equipe de menor investimento na competição. O último representante foi o Macaé, que acabou rebaixado naquele ano.
Em sua última participação na segundona nacional, o Voltaço era um dos 24 participantes. Estava no Grupo B, com Botafogo (SP), Criciúma (SC), Sampaio Corrêa (MA), Santa Cruz (PE) e Vila Nova (GO). Em dez jogos foram duas vitórias e oito derrotas, ficando na última colocação e sendo rebaixado à Série C de 1999.
A campanha havia sido até um pouco melhor, porém o Volta Redonda acabou punido pelo STJD por escalar o jogador Ânderson Ortega de forma irregular em diversos jogos da primeira fase. Assim, a vitória diante do Santa Cruz e os empates contra o Sampaio Corrêa viraram derrotas. Naquele ano, os outros dois representantes do Rio de Janeiro também sofreram o descenso: Americano e Fluminense.