
Tolentino Reis (Foto: Reprodução/WhatsApp)
A Assembleia Geral do Americano destituiu, na noite desta segunda-feira (31), o presidente Tolentino Reis de seu cargo. A votação aconteceu no clube Saldanha da Gama, em Campos dos Goytacazes, e contou com 43 votos a favor da destituição, um contra e dois em branco. Dessa forma, Tolentino deixa o cargo de mandatário e a vice-presidente até então, Laila Póvoa, assume em seu lugar.
A mudança ainda depende de algumas questões burocráticas, mas a Assembleia Geral já considera que a assunção de Laila à presidência teve efeito imediato. Ela rompeu com Tolentino semanas atrás e passa agora a comandar o clube. A posse de Laila ainda não tem data definida, mas isso deverá acontecer ainda nesta semana. O agora ex-presidente deverá recorrer da decisão.
A escolha dos sócios por destituir Tolentino Reis aconteceu após um relatório, feito por uma comissão de sindicância, apontar irregularidades administrativas em sua gestão como presidente. A reunião foi presidida por Edson Carvalho Rangel, que lidera a Assembleia Geral. Tolentino apresentou sua defesa, mas a maioria dos sócios optou por retirá-lo do cargo. O dirigente considera que o processo foi conduzido de maneira equivocada e promete ir à Justiça.
A mudança abrupta na diretoria acontece a pouco mais de um mês do começo da temporada para o clube. O elenco de jogadores começou a treinar na semana passada e dá seu pontapé inicial na Série A2 do Carioca no dia 10 de maio. Ainda não é certo sobre qual o dirigente irá comparecer ao Arbitral, marcado para esta quinta-feira, e que definirá a tabela da competição, além de seu regulamento.