
Em meio a uma problemática troca na presidência do Americano (de Tolentino Reis por Laila Póvoa), o elenco de jogadores quase ficou sem jantar, na última terça-feira (1). No primeiro dia de Laila como presidente do clube, ela relatou ter encontrado um cenário de esvaziamento das dependências do CT Eduardo Viana. De acordo com ela, televisores haviam sido levados e não havia comida para o plantel. Fato atribuído por ela a Tolentino, que foi destituído na última segunda-feira à noite.
Em entrevista coletiva, ocorrida nesta quarta, o primeiro ato de Laila como presidente do Americano, ela disse ter dado falta de alguns aparelhos de TV. Mas que a notícia mais estarrecedora veio de uma funcionária, afirmando que sequer havia sido deixada comida para os atletas, alojados há duas semanas no centro de treinamento.
— Cheguei ao CT às 14h, comecei a fazer algumas reuniões e, às 16h30, recebi uma funcionária falando que não tinha o que jantar. Diante da situação, eu tomei a frente e fui na cozinha, tirei as fotos para provar… De fato, foi aquilo. Fizemos um trabalho de emergência naquele momento, foi simples, mas sim, teve algo para comer e hoje (quarta) a gente refez tudo de novo. Eu fiz contatos com membros do Conselho Deliberativo para estarmos abastecendo, pelo menos nesta primeira semana, até a gente organizar a casa — disse a presidente.
Tolentino e Laila romperam há cerca de três semanas, embora fizessem parte da mesma diretoria. Eles foram eleitos, por aclamação, no fim de 2023, como presidente e vice, respectivamente. O ápice do ‘racha’ ocorreu quando Tolentino decidiu silenciar alguns torcedores que reclamavam pela rede social Instagram. Laila emitiu uma nota, nesta quarta, afirmando que segue sem ter acesso às redes do clube, algo que ela também atribui ao agora ex-presidente.
Tolentino rebate acusações
Ao site ‘Manchete RJ’, o ex-presidente Tolentino Reis respondeu às acusações de Laila. De acordo com ele, a culpa de não haver comida sobrando para os jogadores não lhe cabe.
— Essas acusações nao procedem. A gente tinha uma estrutura muito boa de alimentação, pode perguntar aos jogadores e à comissão técnica que estiveram conosco. Nossa alimentação sempre foi muito boa, com proteínas, com tudo muito farto, graças a Deus. Esse cenário aí já é da atual gestão. Agora que assumiram, eles têm que repor a alimentação e estruturar o CT. Agora, eles vão entender como é manter um clube — disse Tolentino, admitindo ter levado os televisores, mas afirmando que estes pertenciam a ele e tinham sido apenas emprestados ao Ameriacno:
— O videogame era do meu filho, que eu tinha emprestado para o CT, e as televisões eram uma da minha casa e outra do quarto do meu filho. Todos os utensilios que estavam lá fui eu que comprei: cozinha industrial, pisos, entre outras coisas. Os investimentos que fiz somam quase R$ 1,5 milhão. Deixei tudo lá para 0 Americano, sé trouxe de volta o que era emprestado da minha casa.