
Apesar de Laila Póvoa ser a nova presidente do Americano, no lugar de Tolentino Reis, a crise institucional do clube parece não ter fim. Nesta sexta-feira (4), a nova diretoria reclamou por ainda não ter acesso à conta oficial do clube na rede social Instagram, que conta atualmente com mais de 66 mil seguidores.
Em nota, a presidente Laila Póvoa afirmou que entrou em contato com Tolentino para obter a senha de acesso à conta (@americanofc), por onde o clube faz seus comunicados oficiais. Entretanto, desde a última segunda-feira, quando Tolentino foi destituído, ainda não tinha recebido qualquer resposta. O Americano inaugurou uma nova conta, em princípio provisória (@americano_futebolclube).
O novo perfil ainda não tem postagens, mas servirá como canal de comunicação entre clube e torcida até que a antiga conta seja recuperada. A questão já foi alvo de polêmica semanas atrás, quando torcedores reclamaram de terem sido silenciados ou até bloqueados depois de fazerem críticas à diretoria, então presidida por Tolentino Reis. Na altura, Laila Póvoa, então vice-presidente, já tinha se manifestado de forma contrária à medida.
Cenário muito parecido ocorreu no ano passado, com o rival Goytacaz. A diretoria anterior, liderada por Reinaldo Ribeiro Filho e Felício Laterça, tinha o domínio das senhas do perfil oficial, que tem 32 mil seguidores. Mas, a partir de 2023, o mesmo começou a publicar uma série de vídeos e postagens pessoais de Laterça, ameaçando sócios contrários à sua gestão. Muitos também foram silenciados e bloqueados e o acesso à conta segue retido até os dias atuais. A nova cúpula do Alvianil, agora liderada por Serginho Federal, chegou a fazer uma nova conta, que acabou apagada em seguida. O grupo segue tentando recuperar, na Justiça, o acesso à conta oficial.